GENOMA PESQUISA

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Histórico do Teatro Genoma - Parte 1

DE 1995 à 2004(parte 1 de 2)


Histórico do Teatro Genoma

Primeira fase de 1995-1999.

Fundado pelo ator, diretor, palhaço, performer, pesquisador e criador Rodrigo Marcondes em 5 de março de 1995. Na sua fase inicial foi chamado de Núcleo Cênico, e sua missão era a formação de atores através de Oficinas, para poder revelar talentos que integrassem o elenco do grupo e suas respectivas montagens. Foi nesta fase também que a raiz missionária do grupo era propagar, difundir e promover o fazer teatral por toda a cidade de Praia Grande. Este período durou de 1995 à 1999. Nesta fase o grupo realizou as seguintes montagens cênicas:
- A saga de São Paulo da Cruz (teatro Litúrgico)
- Uma Noiva para um Morcego (comédia )
- Branca Cinderela de Chapeuzinho Vermelho Adormecido(infantil)
- E As Bruxas Foram a Lua (infantil)
- A Noiva do Cangaço (drama)
- As Sementes (drama)
- Artaud – Sombra da Crueldade (drama)
- Jonas Flores Mortas (monologo – tragicomédia interativa)
- Em três minutos o sonho não acabou Virou loucura (experimento Cênico)
Entre muitas performances e esquetes para projetos e datas comemorativas.

Mas o mais significativo desta fase foram as Campanhas realizadas pelo grupo, através de Projetos em parceria com a Secretaria de Educação de Praia Grande.

-Campanha de Prevenção e Combate à Drogas e AIDS/DST
- Ciclo de Leituras Dramáticas ( na Biblioteca municipal de Praia Grande e Itinerante dentro das salas de aula das Escola Municipais da cidade de Praia Grande.)

Premiações em Festivais na Primeira fase:
Prêmio de melhor maquiagem, cenografia, ator revelação e atriz revelação no festival Santista de Teatro Amador de 1996.


Segunda Fase – de 2000 à 2004.

No final do ano de 1999, Rodrigo Marcondes numa fase mais investigativa do teatro, muda o nome para Núcleo Cênico Teatro dos Vampiros, depois de uma exaustiva pesquisa na filosofia deixada por Antonin Artaud, Marcondes encontra na obra e na vida do poeta francês Arthur Rimbaud, inspiração para criar o espetáculo que mudaria toda a trajetória do grupo e do próprio Marcondes, a montagem do exercício cênico “UMA ESTAÇÃO NO SILÊNCIO”.
Foi através desta montagem que atores, diretores da cena teatral paulista, indicaram que Marcondes havia criado uma linguagem própria de teatro, algo novo surgia naquele momento, e então o diretor mergulhou nos códigos, símbolos, e todo o processo que utilizou para criar Uma Estação No Silêncio e começou a criar a linguagem que a principio teve o nome de Filosofia Estética Teatro dos Vampiros. Realizando laboratórios intensivos com seu elenco, ensaios criativos, que jamais foram levados para o público, como o ensaio : NO JARDIM DAS FLORES DO MAL, inspirado na obra de Baudelaire, bem como AS MÃOS DE UMA ALMA inspirada na vida de Camile Claudel, e o ensaio PRAZERES DA HUMANIDADE, extraída da vida e obra do Marquês de Sade. Toda essa pesquisa resultou em exercícios de corpo, voz, respiração e estudos sonoros e estéticos, que foram utilizados em outras montagens.
No decorrer deste período no ano de 2000, Marcondes inaugurou o teatro de bolso Espaço Teatro Dos Vampiros. Depois de um período de quase dois anos, este espaço fechou as portas por motivos financeiros. Em 2002, o grupo então passou a ser conhecido como Teatro Tao, em função da forte influência da filosofia Taoista exerceu na teatralidade e pensamentos do diretor Rodrigo Marcondes.

Nesta fase o grupo realizou as seguintes montagens levada à público:

- Boca de Favela (drama cômico)
- Uma Estação No Silêncio (drama poético)
- Uma lagrima na Sala de Visita (drama poético)
- América Latrina ( Experimento Cênico)
- Bala Perdida (drama juvenil)
- A morte Cheira Cavalo (drama)
- Salomé – Rumor das Asas do Anjo da Morte (experimento que utilizou todos os resultados dos exercícios interiores, e que acabou despertando e criando definitivamente todos os códigos da estética e interpretação empregadas pelo grupo hoje.)

Premiações em Festivais desta Segunda fase:

UMA ESTAÇÃO NO SILÊNCIO – prêmio em 2000 no FESTA(Festival Santista de Teatro) de melhor sonoplastia e figurinos. Prêmio em 2001 no Mapa Cultural Paulista Fase Regional Mongaguá de: Segundo melhor espetáculo; melhor maquiagem; melhor iluminação; melhor direção.

América Latrina – Premio de melhor Cenografia Festa 2001.

A MORTE CHEIRA CAVALO – Prêmios no Festival Municipal de Praia Grande de 2003 – melhor espetáculo, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, atriz revelação, cenografia, figurinos e melhor direção.

BALA PERDIDA - Prêmios do Festival Estadual Estudantil 2003 de melhor texto original, melhor ator, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, ator revelação, figurinos, sonoplastia e direção.

SALOMÉ – RUMOR DAS ASAS DO ANJO DA MORTE – Prêmios no FESTAC-2004 de melhor sonoplastia e melhor maquiagem.




Nenhum comentário: