Aqui a Primeira parte da entrevista:
ENTREVISTA DE RODRIGO MARCONDES
COMO SURGIU O TEATRO GENOMA?
R.M.:SURGIU COMO NASCE UMA CRIANÇA, DEPOIS DE UMA GESTAÇÃO, A DIFERENÇA FOI O PERIODO, ENQUANTO UMA GESTANTE LEVA NOVE MESES PARA VER O FILHO NASCER, EU DEMOREI NOVE ANOS PARA VER O TEATRO GENOMA NASCER. ESSE PROCESSO É UM RESULTADO DE EXERCÍCIOS NO AUXILIO DA INTERPRETAÇÃO, EXPERIMENTOS QUE SE TORNARAM CONTÍNUOS EM NOSSA SALA DE ENSAIO, E QUE ACABARAM QUASE SEM QUERER RESULTANDO NUM METODO DE NOSSO TRABALHO DE INTERPRETAÇÃO.
POR QUE TEATRO GENOMA?
R.M.:PORQUE EXPLORAMOS TODAS AS POSSIBILIDADES DA QUESTÃO GENÉTICA, É CLARO QUE TRABALHAMOS NO CAMPO DA IMAGINAÇÃO, ENTÃO USAMOS AS IDÉIAS CIENTIFICAS NO IMAGINÁRIO DO ATOR, REALIZANDO POSSIBILIDADES FISICAS E PSICOLÓGICAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA PERSONAGEM. DE FORMA SIMPLES O QUE FAZEMOS SÃO EXPERIÊNCIAS HIBRIDAS, UM TEATRO HIBRIDO EM TODOS OS SENTIDOS PARA CHEGARMOS NUMA DINÂMICA DE PALCO ORGÂNICA.
QUAIS FORAM AS FONTES DE INSPIRAÇÃO PARA ISSO?
R.M.:FORAM NÃO, SÃO, NOSSOS MENTORES INTELECTUAIS SÃO OS PENSAMENTOS DE ARTAUD E O SEU TEATRO DA CRUELDADE, BEM COMO JERZY GROTOWISKI E O SEU TEATRO POBRE, ASSIM COMO O TEATRO ÉPICO DE BERTOLD BRECHT.
SEU TEATRO É CONTEMPORÂNEO?
R.M.: EU NÃO TENHO TEATRO, MAS NOSSA PROPOSTA CÊNICA É UNIVERSAL, TRABALHAMOS COM A ANCESTRALIDADE VOLTADA PARA OS DIAS ATUAIS, ISSO TORNA O NOSSO TRABALHO ARTESANAL CONTEMPORÂNEO. SOMOS ARTESÕES DO AFETO, DA SENSIBILIDADE, DA POSSIBILIDADE CRIATIVA A FAVOR DA ARTE, DO TEATRO.
ESSE TEATRO NASCEU COM A MONTAGEM DE “UMA ESTAÇÃO NO SILÊNCIO” SOBRE RIMBAUD?
R.M.:AFIRMAR ISSO É NEGAR O QUE FOI REALIZADO ANTERIORMENTE, MAS O QUE POSSO DIZER, QUE FOI DURANTE ESTE PROCESSO DE RIMBAUD, QUE TODOS PERCEBERAM QUE ESTAVAMOS DESENVOLVENDO ALGO MAIOR DO QUE UM ESPETÁCULO DE TEATRO, ESTAMOS ALI CRIANDO UM LINGUAGEM PRÓPRIA DE TEATRO, O NOSSO TEATRO, O NOSSO ALFABETO CÊNICO. FOI ESSA MONTAGEM QUE NOS LEVOU PARA O DESPERTAR DE UMA NOVA CONSCIÊNCIA TEATRAL E QUE FEZ COM QUE EU MERGULHASSE DE UMA VEZ POR TODAS NA BUSCA DE MECANISMOS QUE TORNASSEM ESSA LINGUAGEM UNIVERSAL, PARA QUE ELA PUDESSE AUXILIAR TODOS OS ATORES DO MUNDO. PORQUE O TEATRO GENOMA NADA MAIS É DO QUE UM INSTRUMENTO NO AUXILIO DA INTERPRETAÇÃO.
VOCÊ É DISCIPULO DE ALGUÉM?
R.M.: SIM, DO TEATRO, ESTOU A SERVIÇO DO TEATRO, DA ARTE, A MAIOR SAGRAÇÃO RITUALISTICA REALIZADA PELO HOMEM EM TODA A HISTÓRIA HUMANA. O TEATRO É UM RITUAL DO MOVIMENTO, DA AÇÃO DO HOMEM, O QUE NOS TORNA SAGRADOS. O TEATRO SURGIU DE UM RITUAL PAGÃO A DIONISO, ONDE ATORES E HOMENS SE MISTURAVAM NESSA CELEBRAÇÃO DA VIDA. POR ISSO SOU UM DISCIPULO DO TEATRO. O TEATRO NÃO ME DEVE NADA, EU SOU UM DEVEDOR DE TUDO PARA O TEATRO, TUDO O QUE SOU, PENSO SER, VEM DO FAZER TEATRAL.
SALOMÉ RUMOR DAS ASAS DO ANJO DA MORTE VOCÊ DESMONTA A OBRA DE WILDE(QUE JÁ ERA OUSADA) E FAZ UMA MONTAGEM AINDA MAIS TRANSGRESSORA, MODERNA E ÉPICA AO MESMO TEMPO, UTILIZANDO APENAS QUATRO ATORES, NUM TEXTO QUE ERA PARA 12? COMO FOI ISSO?
R.M.: A OBRA DO WILDE ME ESCOLHEU, NUM MOMENTO PRECISO DE MINHA VIDA, FOI NESSA MONTAGEM QUE CODIFICAMOS O TEATRO QUE ESTAVAMOS FAZENDO E O NOMEAMOS DE TEATRO GENOMA, SOU UM DEVEDOR DE WILDE, E PRINCIPALMENTE DE SALOMÉ.
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