GENOMA PESQUISA

quinta-feira, 28 de maio de 2015

O trabalho em curso do Teatro Sagrado

O trabalho em curso do teatro sagrado

Aline Gomes
Jornalista MTB : 64010


Dispa-se de seus conceitos, de seus pré-conceitos e mergulhe no desconhecido. Esta é a melhor maneira de começar a ler Work in Progress (Literata, 2010, 146 páginas). O livro do teatrólogo e fundador da Companhia Teatro Genoma, Rodrigo Marcondes, convida-nos a uma viagem rumo ao teatro novo, à interpretação selvagem, a um turbilhão de instintos.
Inspirado história e obra do poeta francês Arthur Rimbaud, o autor iniciou sua jornada em busca de uma nova linguagem teatral, ou como por ele chamada, teatralidade ou teatro de essência, muitas vezes, duramente criticado por utilizar uma técnica totalmente nova, voltada ao teatro autoral, ao encontro do ator consigo mesmo, com o selvagem, sem reconhecer padrões, conceitos ou paradigmas.
O autor utiliza o Totem Animal como eixo principal, ou seja, cada ator busca o animal interior em estado selvagem dentro de cada personagem através de exercícios cênicos que transcendem os valores, costumes e visão dos atores, onde os mesmos liberam seu instinto animal e primitivo, deixando fluir a sua ancestralidade para, aos poucos, se liberar para as ações naturais, e como num ritual, permitir irromper a interpretação do ator-vampiro.
O ator-vampiro surge como a primeira teoria do Teatro Genoma. A expressão está relacionada ao processo de metamorfose do vampiro que se transforma em muitos animais, de acordos com os mitos e à sua sede por sangue, uma vez que o ator necessita absorver a essência humana e ao mesmo tempo a brutalidade animal para dar vida ao personagem.
O Teatro Genoma Work in Progress é a mistura do homem e sua ancestralidade, da animalidade e o sagrado, do ator e seu personagem na forma bruta e ao mesmo tempo lapidada. O livro propõe uma celebração cênica, a interpretação como um ritual sagrado que vai muito além dos textos, roteiros e técnicas duramente, o despertar do ator-animal, do personagem-selvagem para que fundidos em corpo e espírito, venham à luz do mundo místico do teatro.









Nenhum comentário: