GENOMA PESQUISA

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

MAKTUB - ARAME FARPADO AFOGADO NO CORAÇÃO DE OPHÉLIA

MAKTUB


PROPOSTA DE ENCENAÇÃO

Em Maktub a CIA Teatro Genoma propõe um jogo cênico com o espectador para a reflexão sobre a metáfora, o destino, o amor, o ódio, a guerra, a paz, a vida e a morte. Para realizarmos este jogo reflexivo utilizamos os recursos do Sistema de interpretação do Teatro Genoma, iniciamos com a utilização do TOTEM PERSONA (Mascara física e emocional da personagem) que agrega em sua formação quatro animais sagrados para a composição do TOTEM PERSONA, cada ator cria seu próprio Totem para sua personagem, ele pode ser utilizado na integra com os quatro animais sagrados, ou parcialmente. A escolha dos animais interfere psicologicamente, instintivamente e fisicamente, seja através do Hibridismo emocional ou do Hibridismo físico.
Em Maktub os atores transitam entre a forma física hibrida ou apenas pontos de tensão hibrida, emocional transitórios. O processo respiratório dos elementos que também faz parte da composição do personagem, que são as respirações associadas aos elementos terra, fogo, água, ar e éter. Para cada elemento possuímos uma forma única de respiração, com exceção do éter que utiliza as quatro formas anteriores. E dentro deste processo respiratório surge o Tempo De Respiração Emocional, que determina a marcação cênica de cada ator/personagem a partir da concepção cênica elaborada.
Outro recurso utilizado é o Teatro de Sombras, bem como uma estética que nos remete ao Teatro Físico passando ao expressionismo , a criação de símbolos e signos e o recurso de manipulação de esculturas, que interferem diretamente na montagem da cena. Pois as personagem vão esculpindo uma a outra para o termino ou início de uma cena, trazendo a tona uma plasticidade corporal.
É desta forma que propomos um jogo cênico profundo, que possa nos levar a uma reflexão verdadeira durante a celebração da cena. Para que ambos, ator/personagem e espectador saiam renovados deste ritual ao qual denominamos Teatro.

Rodrigo Marcondes
Diretor.

Nenhum comentário: