DE 1995 à 2004(parte 1 de 2)
Histórico do Teatro
Genoma
Primeira fase de
1995-1999.
Fundado pelo ator,
diretor, palhaço, performer, pesquisador e criador Rodrigo Marcondes
em 5 de março de 1995. Na sua fase inicial foi chamado de Núcleo
Cênico, e sua missão era a formação de atores através de
Oficinas, para poder revelar talentos que integrassem o elenco do
grupo e suas respectivas montagens. Foi nesta fase também que a raiz
missionária do grupo era propagar, difundir e promover o fazer
teatral por toda a cidade de Praia Grande. Este período durou de
1995 à 1999. Nesta fase o grupo realizou as seguintes montagens
cênicas:
- A saga de São Paulo
da Cruz (teatro Litúrgico)
- Uma Noiva para um
Morcego (comédia )
- Branca Cinderela de
Chapeuzinho Vermelho Adormecido(infantil)
- E As Bruxas Foram a
Lua (infantil)
- A Noiva do Cangaço
(drama)
- As Sementes (drama)
- Artaud – Sombra da
Crueldade (drama)
- Jonas Flores Mortas
(monologo – tragicomédia interativa)
- Em três minutos o
sonho não acabou Virou loucura (experimento Cênico)
Entre muitas
performances e esquetes para projetos e datas comemorativas.
Mas o mais
significativo desta fase foram as Campanhas realizadas pelo grupo,
através de Projetos em parceria com a Secretaria de Educação de
Praia Grande.
-Campanha de Prevenção
e Combate à Drogas e AIDS/DST
- Ciclo de Leituras
Dramáticas ( na Biblioteca municipal de Praia Grande e Itinerante
dentro das salas de aula das Escola Municipais da cidade de Praia
Grande.)
Premiações em
Festivais na Primeira fase:
Prêmio de melhor
maquiagem, cenografia, ator revelação e atriz revelação no
festival Santista de Teatro Amador de 1996.
Segunda Fase – de
2000 à 2004.
No final do ano de
1999, Rodrigo Marcondes numa fase mais investigativa do teatro, muda
o nome para Núcleo Cênico Teatro dos Vampiros, depois de uma
exaustiva pesquisa na filosofia deixada por Antonin Artaud, Marcondes
encontra na obra e na vida do poeta francês Arthur Rimbaud,
inspiração para criar o espetáculo que mudaria toda a trajetória
do grupo e do próprio Marcondes, a montagem do exercício cênico
“UMA ESTAÇÃO NO SILÊNCIO”.
Foi através desta
montagem que atores, diretores da cena teatral paulista, indicaram
que Marcondes havia criado uma linguagem própria de teatro, algo
novo surgia naquele momento, e então o diretor mergulhou nos
códigos, símbolos, e todo o processo que utilizou para criar Uma
Estação No Silêncio e começou a criar a linguagem que a principio
teve o nome de Filosofia Estética Teatro dos Vampiros. Realizando
laboratórios intensivos com seu elenco, ensaios criativos, que
jamais foram levados para o público, como o ensaio : NO JARDIM DAS
FLORES DO MAL, inspirado na obra de Baudelaire, bem como AS MÃOS DE
UMA ALMA inspirada na vida de Camile Claudel, e o ensaio PRAZERES DA
HUMANIDADE, extraída da vida e obra do Marquês de Sade. Toda essa
pesquisa resultou em exercícios de corpo, voz, respiração e
estudos sonoros e estéticos, que foram utilizados em outras
montagens.
No decorrer deste
período no ano de 2000, Marcondes inaugurou o teatro de bolso Espaço
Teatro Dos Vampiros. Depois de um período de quase dois anos, este
espaço fechou as portas por motivos financeiros. Em 2002, o grupo
então passou a ser conhecido como Teatro Tao, em função da forte
influência da filosofia Taoista exerceu na teatralidade e
pensamentos do diretor Rodrigo Marcondes.
Nesta fase o grupo
realizou as seguintes montagens levada à público:
- Boca de Favela (drama
cômico)
- Uma Estação No
Silêncio (drama poético)
- Uma lagrima na Sala
de Visita (drama poético)
- América Latrina (
Experimento Cênico)
- Bala Perdida (drama
juvenil)
- A morte Cheira Cavalo
(drama)
- Salomé – Rumor das
Asas do Anjo da Morte (experimento que utilizou todos os resultados
dos exercícios interiores, e que acabou despertando e criando
definitivamente todos os códigos da estética e interpretação
empregadas pelo grupo hoje.)
Premiações em
Festivais desta Segunda fase:
UMA ESTAÇÃO NO
SILÊNCIO – prêmio em 2000 no FESTA(Festival Santista de Teatro)
de melhor sonoplastia e figurinos. Prêmio em 2001 no Mapa Cultural
Paulista Fase Regional Mongaguá de: Segundo melhor espetáculo;
melhor maquiagem; melhor iluminação; melhor direção.
América Latrina –
Premio de melhor Cenografia Festa 2001.
A MORTE CHEIRA CAVALO –
Prêmios no Festival Municipal de Praia Grande de 2003 – melhor
espetáculo, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante,
atriz revelação, cenografia, figurinos e melhor direção.
BALA PERDIDA - Prêmios
do Festival Estadual Estudantil 2003 de melhor texto original, melhor
ator, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, ator revelação,
figurinos, sonoplastia e direção.
SALOMÉ – RUMOR DAS
ASAS DO ANJO DA MORTE – Prêmios no FESTAC-2004 de melhor
sonoplastia e melhor maquiagem.
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