OFICINA DE TEATRO -
Unidades
e objetivos artísticos- pedagógicos:
1.CONSCIENTIZAÇÃO
E APRIMORAMENTO DA PERCEPÇÃO SENSORIAL, DA IMAGINAÇÃO E DA
CRIATIVIDADE
-
Partindo do princípio que toda pessoa tem um potencial perceptivo,
imaginativo e criativo não o suficientemente explorado(às vezes até
tolhido), o teatro visa explorar e desenvolver tal potencialidade.
Assim é que um de seus objetivos específicos é o desenvolvimento
da acuidade perceptiva, básica para o estímulo à imaginação,
caracterizando-se como uma reordenação de experiências e imagens
transformáveis em novas ideias.
2.
DESENVOLVIMENTO
DA EXPRESSÃO E DA COMUNICAÇÃO
-
A conscientização e aprimoramento da percepção sensorial, da
imaginação e da criatividade possibilitam uma expressividade
crescente, que, num dado momento, requisita uma comunicação mais
eficiente,
mais facilmente atingível pelos exercícios dramáticos. Acreditamos
no valor da oralidade, que no nosso estágio de cultura a palavra
ainda é o principal meio de dar-se e receber-se uma ideia. O teatro é
o instrumento mais próprio para o desenvolvimento da comunicação
verbal, oral, ou escrita, sem prejuízo das outras formas de
comunicação, pois o teatro é, na verdade, a expressão total do
ser humano.
3.
CONTROLE DE
EMOÇÕES
-
A vivência no como se de sentimentos de medo, ansiedade, alegria,
etc, faz com que estas emoções sejam simbolicamente enfrentadas e
controladas durante exercícios, havendo, posteriormente, uma natural
transferência para as situações reais.
4.
DESENVOLVIMENTO
DO PENSAMENTO REFLEXIVO E CRÍTICO
-
Os exercícios dramáticos requisitam a utilização e o
desenvolvimento da capacidade de resolver problemas (conflitos), o
que resulta no crescimento da habilidade de fazer escolha e opções
conscientes.
5.
INTEGRAÇÃO
DE CONHECIMENTOS
-
O trabalho aplicado em exercícios teatrais implica normalmente, numa
utilização de conhecimentos e experiências anteriormente
adquiridos, de modo a conseguir-se uma melhor comunicação de uma
determinada proposição dada no exercício.
6.
DESENVOLVIMENTO
DE UM COMPORTAMENTO ORGANIZADO
-
Sendo o teatro uma atividade grupal, não pode permitir o
individualismo exacerbado, pois, para que o resultado saia
satisfatório para todos, o sentido de grupo(sociedade) deve
prevalecer.
7.
DESENVOLVIMENTO
DA PARTICIPAÇÃO E DA INICIATIVA
As
inúmeras e variadas possibilidades de participação em experiências
dramáticas, que requerem
sempre
a participação de todos e sua contribuição, possibilitam o
desenvolvimento destas capacidades.
8.
DESENVOLVIMENTO
DE UM COMPORTAMENTO RESPONSÁVEL
-
Os exercícios dramáticos requisitam constante pesquisa da natureza
e do conhecimento mais amplo do verdadeiro significado da vida
humana, o que acarreta o sentimento de humanidade, que implica em
responsabilidade consigo mesmo e com os outros.
9.
DESENVOLVIMENTO
DA SENSIBILIDADE ESTÉTICA E ORIENTAÇÃO DO LAZER
-
Além dos exercícios que farão, os alunos de teatro oportunidade de
assistir a espetáculos teatrais, o que, fatalmente os conduzirá a
uma apreciação estética mais evoluída e consciente, que os
afastará de alguns lazeres menos satisfatórios à sua formação
como pessoa.
10.
CONHECIMENTO
DE ELEMENTOS DE HISTÓRIA DO TEATRO
-
O estudo aplicado de História do Teatro é um instrumento vivo e
interessante para a aquisição de conhecimentos sobre culturas e
para atingir-se uma melhor perspectiva histórica.
11.
EXPLORAÇÃO
DE APTIDÕES E INFORMAÇÕES PROFISSIONAIS
-
Sendo o teatro uma atividade essencialmente grupal, que requer
diferentes tipos de participação (como ator, iluminador,
sonoplasta, maquiador, figurinista, cenógrafo,etc.), ele permite que
seus participantes descubram, aos poucos e por si mesmo, aptidões
que podem ser desenvolvidas mais tarde.
12.
DESENVOLVIMENTO
DA PSICOMOTRICIDADE
-
A busca de uma boa expressão e comunicação, através dos
exercícios dramáticos, revela e incentiva a utilização dos
movimentos corporais, que devem ser compreendidos em interação com
o meio ambiente.
13.
AJUSTAMENTO
INDIVIDUAL E SOCIAL
-
Através de consecutivas vivências de papéis(personagens), o aluno
consegue situar com mais facilidade a fantasia na realidade, o
pensamento nas palavras e nos gestos, conhecer a si próprio e aos
outros, separar a imaginação do real, desoprimir o real pela
imaginação e desbloquear a personalidade.
OFICINA DE TEATRO
Carga
horária: 120
horas(cada oficina)
Aulas: 1 vez por semana(3 horas aula)
Horário
sugerido:
Manhã 10 às 13hs.
Vagas:
Mínimo
10 alunos / Máximo 40 (por turma)
Idade:
de 13 à 100 anos.
Dia de aula : domingo
Orientador:
Rodrigo
Marcondes
Objetivos
Geral
: Montagem
teatral e apresentação de um espetáculo(cada turma terá sua
própria
montagem)
Específico:
Desenvolvimento
do potencial criativo;
Desenvolvimento
do potencial expressivo;
Desenvolvimento
da capacidade de concentração;
Desenvolvimento
da capacidade de observação;
Desenvolvimento
da capacidade sensorial;
Desenvolvimento
da noção e consciência de espaço.
INVESTIMENTO: R$40.00(Quarenta reais) mensal.
OFICINA DE TEATRO com apostila e entrega de certificado.
Contatos:
13 988046452 – 99114.8467
Nenhum comentário:
Postar um comentário